21 de fevereiro de 2010

Feiras de garagem.


Pensei em guardar tudo numa caixa de papelão e colocar uma fita adesiva com a mensagem: FRÁGIL! Criei o verdadeiro cenário de uma feira de garagem como vemos naqueles filmes americanos. A única coisa que vendia eram frasquinhos aparentemente vazios, mas cheios de recordações e sentimentos. Estranho, mas toda a gente queria compra-los. Muitos diziam usar aquilo para decoração, outros compravam com intuito de enche-los com açúcar, sal, pimenta, ou outro conteúdo gastronómico. Repentinamente aparece uma pequena criança com duas tranças loiras, sardas nas pequenas maçãs do rosto e olhos azuis que me pergunta: "Dentro dos frasquinhos está a receita para sermos felizes?". Olhei para o sorriso inocente daquela menina, peguei em todos frascos que restava vender e voltei a coloca-los no interior da caixa. Depois de tudo arrumado na caixa de papelão, pousei-a no chão, tirei a etiqueta a dizer frágil e pedi à criança para saltar em cima dela. Desorientada e sem ter certezas do que estava a fazer, pulou em cima do cubo de papelão com a maior felicidade. Baixei-me para ficar ao nível dela, ergui-lhe o queixo e expliquei-lhe que não há receita para ser feliz, desde que a nossa felicidade não dependa dos outros! Ficou confusa e não entendeu o que quis dizer. Só me restava agradecer-lhe pelo tão importante que fez por mim, por isso retirei do bolso todas as moedas que tinha ganho da venda e coloquei-as no bolso central das jardineiras dela, para poder comprar um gelado. Não ganhei nada com a venda de garagem mas no entanto a menina saiu a correr como se fosse o dia mais feliz da sua vida. 

É surrealmente engraçado nunca ter vivido tal acontecimento mas na verdade imagina-lo fez-me sentir feliz!

Dedico com muito carinho este post à Catarina Maçuca, ela saberá o porquê. Beijinho*

17 comentários:

Marta Gomes disse...

és dos melhores seguidores que alguém poderia ter.

Marta Gomes disse...

Mas estão fabulosos. E é algo tão bom de se ler. Para mim é como um aduçante para a alma. mandei-te um pedido de amizade para o teu HiFive.

Mariana disse...

É um dos melhores. Aliás todos estão super bons (:
Sabes transmitir o teu próprio sentimento de uma maneira tão fabulosa! Beijinho*

madeleine disse...

este texto tem tanto sentimento! chorei ao lê-lo (e estou a falar a sério) mas sempre com um sorriso na face. está magnífico, os meus mais sinceros parabéns!

m. disse...

então qaue direi eu dos teus edgar ? amei , mes-mo , este texto , e a imagem então , perfeita o: sabes o que dizer , e como o fazer . nem penses em deixar este blog (;

m. disse...

que* xD

anna disse...

está muito bom o teu texto, mas o pior é que a nossa felicidade depende sempre dos outros, infelizmente ou felizmente, mas é verdade !

ana catarina campos disse...

"É surrealmente engraçado nunca ter vivido tal acontecimento mas na verdade imagina-lo fez-me sentir feliz!" faço isto tantas vezes. é tãaaao bom
bem Edgar, antes de mais quero agradecer-te pelo post. primeiro porque te lembraste de mim e da nossa «conversa» e segundo porque está muito bom e porque me tens feito um bocadinho mais feliz nestes últimos dias. estou a adorar conhecer-te :$

quanto ao que escreveste, cheguei a pensar, por momentos, que ias guardar os frasquinhos por causa daquilo que a menina te tinha dito. sabes, como já te disse, a meu ver, as recordações, os sentimentos, ... tudo isso faz parte da fórmula da felicidade. apesar de concordar plenamente quando dizes que a nossa felicidade não depende dos outros, não podes também pensar que sozinho, alguma vez, serás completamente feliz!

ana catarina campos disse...

claro que já reparei no teu "Baú dos Segredos". quando comecei a ler o teu blogue, inspeccionei-o de uma ponta à outra!
agora sou eu quem te vai confessar uma coisa. não tenho muita experiência em blogues e essas coisas mas pelo que sei é quando pior estamos que melhor escrevemos, acredita *.*

Maria disse...

muita saudades .
e este supera todos os outros. tambem quero um post para mim ;$

ana catarina campos disse...

oh meu deus, nem acredito que disseste isso. se eu te faço feliz e tu me fazes feliz, óptimo! temos que continuar assim, Edgar. continuar a ser nós mesmos.
já vi que não estás a passar por uma fase muito boa da vida e conhecemo-nos há pouco tempo mas sou boa ouvinte e se quiseres podes falar e discutir e fazer tudo o que quiseres comigo, para que te sintas melhor! se calhar eu até posso ajudar :$
nãaaaaaaao. não os partas. se os partires, os sentimentos e as recordações vão-se para sempre! guarda-os apenas. pede para tos esconderem num sítio que não conheças mas pede também para que te certifiquem de que se um dia quiseres voltar a recordar, esse sítio, para além de existir, permanece intacto.

CatarinaSousa disse...

Fogo, adorei mesmo!

É muito bom ler o que escreves, .. até eu me fiquei a sentir melhor!(:

ana catarina campos disse...

se tu realmente o quiseres eu aceito. acho até um privilégio ser a princesinha de um poeta! *.*
aqui na blogosfera somos acolhidos de uma maneira diferente. é quase como um mundo novo e acho que é por isso que me sinto tão bem. as pessoas não me conhecem e não me julgam pela maneira como falo, como reajo, como me visto nem pela maquilhagem que uso. julgam-me pelo que sinto e pelo que escrevo.
consigo sentir-me uma Catarina diferente, assim como tu deves sentir um Edgar, que nem toda a gente conhece!

Anónimo disse...

Digo-te, adorei este blog de verdade. Já tinha reparado na criatividade dos teus pequenos textos do perfil do hi5. Mas aqui, evidencias realmente um talento. De alguma forma o que leio aqui meche comigo, faz-me reflectir e interiorizar certas coisas. A própria música cativa-me.
Realmente concordo contigo, imaginar certos episódios fazem-nos sentir felizes !
Continua com este teu bom trabalho. :)

joanasantos disse...

este texto está ainda mais lindo que "em direcção ao vento".
escreves tão bem, quem dera a muitos. enquanto lia, as imagens passavam-me pelos olhos, como se estivesse mesmo a acontecer, naquele momento, simplesmente fantástico.

marta filipa disse...

Obrigada e fico muito contente que assim seja.
Do que vi até agora no teu blog, gostei bastante, continua :)

dianaafonso disse...

que texto lindo!